Dicas de como ficar mais fotogénica nas fotografias

Mas afinal a fotogenia tem truques? Claro que sim!

Na verdade, a maioria das pessoas diz não ser fotogénica. Podem ser pessoas lindas, ter uma energia incrível, mas estas tendem a ficar rígidas e estáticas quando lhes é apontada uma máquina fotográfica. Isto já nos aconteceu a todos, certo? Será que nos vem à memória aquelas fotos horrorosas que nos tiraram nalguma festa? Provavelmente...

Não tem que ser assim. Eu explico.

Reuni uma lista de seis truques que eu uso com todos os meus clientes durante as sessões fotográficas, no sentido de os ajudar a serem mais fotogénicos porque, afinal de contas, ser fotogénico é sentirmo-nos confortáveis e confiantes em frente à “cruel” máquina fotográfica.

1. Não tente ficar estático(a) nem tente permanecer com a mesma expressão. No momento que tentamos ficar quietos, o nosso corpo ficará tenso a fim de manter essa posição, e a máquina fotográfica irá certamente detectar a tensão. O melhor a fazer é relaxar...vá lá, mexa-se um bocadinho mesmo antes de ‘ouvir o clique’!

2. Linguagem corporal: Outra razão para não ficar tenso é porque o nosso corpo irá transparecer as nossas emoções. Se estivermos felizes, o corpo fica relaxado, numa posição aberta, e facilmente sorrimos. Quando estamos com medo, a nossa linguagem corporal muda e fazemos coisas como cruzar os braços, fugir com o rosto ou fechar a expressão. Qual será então a maneira mais fácil de mudar a sua linguagem corporal? Mude a sua mente. Tenha pensamentos positivos. Parece cliché mas se começar a ter pensamentos negativos do tipo “não vou ficar bem na foto”, isso irá refletir-se. Ouça os passarinhos lá fora, pense num anjinho a tocar harpa... Parece tontice (e é!) mas a ideia é tentar relaxar.

3. Olhe para baixo, só por alguns segundos, e concentre-se. É uma oportunidade para relaxar e reajustar o seu rosto. Quando voltar a olhar para cima, olhe diretamente para a máquina fotográfica. Esta técnica resulta muito bem no caso de ter a tendência de piscar muitas vezes os olhos.

4. Não tenha medo da máquina fotográfica. Tem mesmo de a confrontar. Não fuja! Ah...e nada de falar enquanto espera pelo clique da máquina! Inevitavelmente serão captadas algumas caretas.

5. Muito provavelmente umas lições básicas de como posar irão ajudá-la a sentir-se mais confortável (veja o post '4 dicas de como posar para a fotografia'). Uma boa postura revela segurança.

6. Sorria! Um sorriso fica sempre bem. Solte mesmo uma gargalhada (mesmo que falsa!) porque a verdade é que o sorriso é contagiante, logo a seguir vem um mais verdadeiro (vai rir-se do seu próprio riso), acredite! Se, por alguma razão, se sentir desconfortável em sorrir (ou mostrar os dentes), relaxe apenas a boca. Se se contiver, vai gerar uma maior tensão o que irá atrair ainda mais a atenção para a boca.

Ser fotografada pode ser uma ideia aterrorizante mas eu aqui no estúdio ajudo-a a relaxar, a usufruir do momento, só tem de seguir as minhas indicações e confiar em mim. Prometo.